Data: segunda, 19 de novembro de 2018.
Horário de Brasília: 00:44

Prefeitura produz mudas para reflorestamento de áreas degradadas

13/08/2018 Fotos: Luã Quintão
Servidor público há 25 anos, Clarindo dos Passos trabalha no encanteiramento do viveiro da SEMAG

O verde predomina no viveiro da Secretaria de Agricultura (SEMAG). É lá que árvores nativas e frutíferas começam a brotar, para depois serem levadas até escolas, quintais, ruas e propriedades.

Em 2017, por exemplo, cerca de 10 mil plantas já foram distribuídas para associações, projetos sociais e população. Espécies como Ingá, Ninho Indiano, Jambo e Acerola são utilizadas no reflorestamento de Áreas de Proteção Permanente (APP) e na recuperação de nascentes, através do projeto Amigos da Água, executado pela SEMAG.

Mas, para que as mudas cresçam saudáveis, é preciso cuidado e organização. Diariamente seis profissionais trabalham no viveiro, ajudando em tarefas que vão do plantio à manutenção do local.

Os serviços envolvem limpeza e secagem das sementes, que depois são colocadas na areia para facilitar a retirada das mudas que serão transportadas para as sacolas. Além disso, a equipe também atua realizando tratos culturais no ambiente, como adubação, aplicação de defensivos, irrigação e capina manual.

“É um trabalho que a gente faz com muito prazer”, enfatiza o servidor público Clarindo dos Passos que, há 25 anos, ajuda a manter o viveiro limpo e organizado.

Espaço do cidadão

Toda semana o viveiro da Secretaria de Agricultura recebe a visita de pessoas interessadas em aprender sobre plantio ou então para receber mudas.

O morador do Bairro Planalto, Helder do Nascimento, foi até o viveiro escolher mudas para plantar no entorno de sua propriedade. “Os Ingás vão fazer sombra na beira do córrego da minha chácara”, relatou.

Serviço
O viveiro da Secretaria de Agricultura está localizado na Rua Girassol, s/nº, Bairro Planalto, e funciona das 08 às 17h.

Cada cidadão pode levar até dez mudas, de forma simples. Para solicitar números maiores de plantas é preciso entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento Agrícola da SEMAG, no número: 27 3270 7063.

TEXTO: Luã Quintão
E-MAIL: lrangel@aracruz.es.gov.br