Data: segunda, 10 de dezembro de 2018.
Horário de Brasília: 14:05

Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM) completa um ano de pleno funcionamento

12/07/2018 Vinícius Gardiman
O prefeito Jones Cavaglieri, centro, com os membros do GGIM, após reunião que celebrou um ano de funcionamento desse gabinete

O prefeito Jones Cavaglieri, centro, com os membros do GGIM, após reunião que celebrou um ano de funcionamento desse gabinete

Na manhã desta quarta-feira (11/07), o prefeito Jones Cavaglieri recebeu em seu gabinete instâncias promotoras da segurança pública do município como Juízes de Direito, Delegados da Polícia Civil, representantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros em uma reunião que celebrou o primeiro ano de pleno funcionamento do Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM).

Na ocasião, representantes da Polícia Militar e da prefeitura da cidade de Venda Nova do Imigrante, membros do GGIM local, que voltou a operar a três meses, participaram da reunião com o intuito de terem uma referência do funcionamento do GGIM em Aracruz, considerado referência no Estado do Espírito Santo. Eles ainda aproveitaram a oportunidade para conhecerem o Sistema de Videomonitoramento, cuja base operacional funciona dentro da prefeitura.

“Essa visita contribuiu para termos uma grande melhora nos nossos serviços, pois buscamos aqui em Aracruz, o sucesso e experiência que o município têm por ser uma referência no sistema de videomonitoramento e de segurança, sendo que na nossa cidade, temos um sistema de videomonitoramento embrionário. Assim buscamos lograr êxito em uma melhor fiscalização na nossa segurança pública”, comenta Capitão Tales, Chefe da Divisão Operacional do Comando de Polícia Ostensiva Serrano.

Frederico Rodrigues, Chefe de Gabinete da prefeitura de Venda Nova do Imigrante também comentou sobre sua presença na reunião. “Nosso objetivo com essa visita é conhecer o sistema de segurança presente aqui em Aracruz e do GGIM, que é um bom modelo que pretendemos adotar para aplicarmos na nossa realidade local. Por isso buscamos essa interação para evoluirmos no nosso procedimento”, ressalta.


Representando a 2ª Cia Independente dos Bombeiros de Aracruz, o Major Pazeto, membro do GGIM de Aracruz, comentou sobre as conquistas para o município, após um ano de reuniões. “Faço questão de participar dessas reuniões, dado a importância dos temas que aqui são tratados. Nós e representantes da sociedade civil organizada propomos pautas e assuntos, o que é muito importante, pois temos capacidade de deliberar, e como consequência, vêm as resoluções”, diz.

Ainda de acordo com o Major Pazeto, na reunião o Prefeito Jones propôs a criação de um Gabinete de Crise. “Considero isso muito importante, sendo que em momentos de um desastre na nossa cidade, teremos pessoas capazes de deliberar e tomar decisões entrosadas com todos os membros”, explica.

O GGIM

O Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM) é um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de justiça criminal e as instâncias promotoras da segurança pública local, sem prejuízo das respectivas autonomias e sem qualquer tipo de subordinação funcional ou política, visando a redução da violência criminal no município e na região.

Trata-se de uma inserção do município ao Programa Nacional de Segurança Pública (PRONASCI), instituído pela Lei Federal nº 11.530 – 24/10/2012 – que se destina à prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando nas raízes socioculturais, mediante articulação de ações de segurança pública e de execução de políticas sociais.



TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br