Data: domingo, 20 de janeiro de 2019.
Horário de Brasília: 12:50

Prefeitura de Aracruz encerra ações em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

07/12/2018 divulgação
Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou realizou atos de conscientização

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizou realizou atos de conscientização

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CMDPD preparou uma grande programação ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado na segunda-feira (03/12). Os eventos se estenderam até esta quinta-feira (06/12), com uma roda de conversa.

Na segunda-feira (03/12) o CMDPD realizou um ato de conscientização junto aos alunos da EEEM Misael Pinto Neto com a participação do palestrante Drº Felipe Rigoni, formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Ele possui mestrado em Politicas Públicas e participa ativamente de movimentos de renovação de Politicas Nacionais, tendo sido eleito o primeiro Deputado Federal cego do país.

Na terça-feira (04/12) foi a vez da Escola Monsenhor Guilherme Schmitz receber uma palestra com o empreendedor e Desportista de Natação e Frescobol, Guilherme Monteiro de Souza, que também é deficiente físico. O momento também contou com a participação da Professora especializada em Educação Especial, Eliete Santiago.

E nesta quinta-feira (06/12), foi a vez da Srª Silvana Tibúrcio, Assistente Social do INSS, palestrar, no Lions Clube de Aracruz. Na ocasião também houve uma Roda de Conversa, onde foi explanado assuntos pertinentes aos benefícios e outros conforme a Legislação da Pessoa com Deficiência.

O dia internacional das pessoas com deficiência
O dia internacional das pessoas com deficiência é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência, e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. 

A data também procura aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembleia Geral da Onu.

Clique aqui e confira a galeira de imagens

TEXTO: Renato Lana
E-MAIL: rfaria@aracruz.es.gov.br